GT 01 - Paulo Freire e Povos Indígenas
Profa. Dra. Josélia Gomes Neves
Profa. Dra. Maria Ivonete Barbosa Tamboril
Prof. Me. Zacarias Kapiaar Gavião
RESUMO: Paulo Freire e sua relação com as sociedades indígenas: reflexões sobre a palestra realizada em 1982 no estado do Mato Grosso sobre a Educação escolar Indígena, sua indignação diante do assassinato de Galdino de Jesus, do Povo Pataxó e outras. A influência do pensamento freireano nas escolas indígenas, cursos de formação docente, textos legislativos, documentos oficiais, literatura científica, dentre outros. A atualidade dos escritos de Paulo Freire para pensar a Educação escolar Indígena como instrumento crítico nas relações das Nações Indígenas e o Estado brasileiro.
GT 02 - Terras Indígenas e as possibilidades de trabalho da Educação Crítica Intercultural
Prof. Dr. Genivaldo Frois Scaramuzza
Prof. Dr. Ricardo Gilson da Costa Silva
Prof. Me. Francisco Oro Waram
RESUMO: Estudo panorâmico das atuais ameaças que pairam sobre as Terras Indígenas de Rondônia e dos Povos Zoró, Mamaindê e Negarotê. A contribuição da formação docente - inicial e continuada para a atuação critica de defesa dos territórios indígenas da Amazônia. Terras Indígenas, ocupação de 13% do território nacional, a maioria na Amazônia: que antecipações são possíveis? As instabilidades da pactuação de 1988 nos territórios indígenas: ameaças, invasões da expansão agropecuária, mineral, grileira e madeireira. A tensão de ontem e de hoje nas Terras Indígenas Uru Eu Wau Wau e Karipuna.
GT 03 - Políticas Educacionais e Formação Docente Intercultural Indígena
Profa. Dra. Marli Lucia Tonatto Zibetti
Profa. Dra. Maria Isabel Alonso Alves
Prof. Esp. Agnaldo Zawandu Zoró
RESUMO: Políticas educacionais diferenciadas como fundamento nas transformações sociais interculturais.Presenças e ausências de políticas públicas com/para as sociedades indígenas: Saberes Indígenas, Pibid Diversidade, Residência Pedagógica, BNCC, Projeto Pedagógico de Curso (PPC), Projeto Político Pedagógico (PPP), Livro Didático, Casa do Estudante Indígena de Ji-Paraná, etc. Formação inicial e continuada em docência indígena, referências legais, curriculares e pedagógicas de ontem e de hoje – Projeto Açaí (SEDUC), Licenciatura em Educação Básica Intercultural (DEINTER/UNIR), Especialização em Educação Escolar Indígena (PPGEEI/DEINTER/UNIR), Programas de Pós Graduação (mestrados) e outras. Saberes e práticas escolares nas aldeias. Interlocuções de pais/mães, sabedores e sabedoras na escola indígena. Reflexões sobre o papel da pesquisa na formação, identidade e profissionalização docente indígena.
GT 04 - Movimentos Sociais e Lideranças Indígenas
Prof. Dr. Kécio Gonçalves Leite
Prof. Dr. Fábio Santos de Andrade
Prof. Uraan Anderson Surui
RESUMO: Atuações e importância de lideranças e movimentos sociais indígenas e indigenistas na Amazônia para a Educação Escolar Indígena de Rondônia: a Coordenação da União das Nações e Povos Indígenas de Rondônia, Norte do Mato Grosso e Sul do Amazonas (CUNPIR), a Organização dos Professores Indígenas de Rondônia (OPIRON) e o Núcleo de Educação Escolar Indígena de Rondônia (NEIRO).
GT 05 - Educação em Ciências e Matemática em contextos Indígenas
Prof. Dr. Kécio Gonçalves Leite
Profa. Ma. Carma Maria Martini
Profa. Esp. Cristiane Ambé Gavião
RESUMO: Estudos teórico-metodológicos formativos em Ciências e Matemática nas escolas indígenas. Etnomatemática e Interculturalidade na Amazônia. Alfabetização matemática. Diálogo de saberes, difusão e popularização da tradição, ciência e tecnologia. Entrelaçamentos interculturais e interdisciplinares na formação da docência indígena em Ciências e Matemática. Produção de materiais didáticos para a educação em ciências e matemática em escolas indígenas. Pesquisadores indígenas na área de educação em ciências e matemática. Formação inicial e continuada de professores para a educação em ciências e matemática. Saberes e fazeres matemáticos de povos indígenas de Rondônia e Noroeste de Mato Grosso.
GT 06 - Mulheres Indígenas e Educação Crítica
Profa. Dra. Maria Ivonete Barbosa Tamboril
Profa. Ma. Carma Maria Martini
Profa. Esp. Olívia Cabixi
RESUMO: Processos de formação na educação básica e superior como meio de empoderamento das mulheres indígenas. 1ª Marcha das Mulheres Indígenas. Participação das mulheres originárias nas atuais formas de organização politica de seus Povos. O território como corpo, vida e espaço de subjetividades. Violência contra as mulheres Indígenas em suas próprias perspectivas: ausência de políticas diferenciadas quanto à denúncia, atendimento, proteção e acompanhamento de mulheres que sofrem violência doméstica e do Estado brasileiro e ainda: Violência Obstétrica, Desigualdades de gênero no trabalho - aldeias, organizações indígenas e atividades públicas; a negação dos direitos das mulheres indígenas que vivem em contexto urbano; a violação da consulta, livre, prévia e informada (Convenção 169/OIT).
GT 07 - Dialogias Interculturais: Educação das relações étnico-raciais e Educação do Campo
Prof. Dr. Claudemir da Silva Paula
Profa. Dra. Bianca Santos Chisté
Profa. Ariram Caoorowaoje
RESUMO: Recebe trabalhos individuais e coletivos que resultam de investigações sobre as interfaces entre Educação Escolar Indígena, Educação das relações étnico-raciais e Educação do Campo. Concepções e práticas da educação do campo. O direito dos povos não urbanos à educação. A importância das Políticas de Ação Afirmativas. Educação do Campo em Rondônia. Antecedentes históricos da Educação das relações étnico-raciais.
GT 08 - Crianças Indígenas, Educação Infantil nas Aldeias e Infâncias Interculturais.
Profa. Dra. Juracy Machado Pacífico
Profa. Ma. Ednéia Maria Azevedo Machado
Prof. Me. Luiz Weymilawa Surui
RESUMO: Trabalhos com/e sobre as Crianças Indígenas da Amazônia na perspectiva da Educação. Estudos sobre infâncias na perspectiva das diversas sociedades originárias. Relações entre cuidar/educar (zero a cinco anos) nas aldeias indígenas. Leituras de Piaget, Vygotsky e Sociologia da Infância sobre o desenvolvimento infantil no âmbito familiar e social nas comunidades indígenas. Povos Indígenas e os Sistemas de ensino, avaliação e Projeto Político Pedagógico (PPP) à luz da OIT (Protocolos de Consulta). Implantação, objetivos e significados da Educação Infantil nas aldeias indígenas.
GT 09 - Diversidade Linguística na Amazônia
Prof. Dr. Fábio Pereira Couto
Profa. Dra. Patricia Goulart Tondineli
Prof. Me. Iram Kav Sona Gavião
RESUMO: No Ano Internacional das Línguas Indígenas, celebrado pela UNESCO, com o objetivo de contribuir “para a conscientização da necessidade urgente de se preservar, revitalizar e promover as línguas indígenas no mundo”, faz-se necessária a promoção das línguas indígenas brasileiras, principalmente porque a grande maioria dessas línguas estão sistematicamente desaparecendo e, com elas, estão se perdendo histórias, tradições e memórias. Diante disso, este GT tem por objetivo divulgar, discutir e ampliar o cabedal de conhecimentos sobre as línguas indígenas e demais línguas minoritárias faladas na região amazônica. Os trabalhos podem abranger: descrição e análise linguística; oralidade e escrita; sistemas simbólicos representativos das interações humanas; sociolinguística, dialetologia e etnolinguística; línguas de contato e mudança linguística; aquisição linguística; políticas linguísticas; interferência linguística; e, por fim, tópicos que se articulem com a literatura, culturais tradicionais, antropologia, história, geografia, saúde, música, entre outras áreas.
GT 10 - Currículo, Material Didático, Interculturalidade e Decolonialidade
Prof. Dr. Genivaldo Frois Scaramuzza
Profa. Dra. Josélia Gomes Neves
Profa. Esp. Ivonete Sabanês
RESUMO: Políticas de currículo - cultura e poder. Aspectos conceituais do Currículo. Teorias do Currículo. Currículo e Educação Escolar Indígena. Representações docentes não indígenas sobre as identidades/diferenças dos Povos Indígenas. Estudos Culturais. Pedagogia do Oprimido. Pedagogia Decolonial. A Lei 11.645/2008 e o Currículo Intercultural. História e culturas indígenas como conteúdos de aprendizagens interculturais em materiais didáticos. Povos Indígenas imagens nas redes e práticas sociais – repercussões na escola. Livros didáticos, cadernos escolares e Povos Indígenas. Material Didático e escolas indígenas. Interculturalidade e Decolonialidade - instrumentos de emancipação educacional? Tipos de Interculturalidade. Grupo Modernidade e Colonialidade.
GT 11 - História da Educação (Escolar) Indígena em Rondônia e Mato Grosso
Profa. Ma. Armelinda Borges da Silva
Profa. Ma. Deloise Ângela Amorim
Prof. Me. Joaton Pagater Surui
RESUMO: Antecedentes históricos dos processos próprios de aprender e ensinar das diferentes sociedades indígenas. Historiografias da Educação Escolar Indígena de Rondônia e Mato Grosso. Surgimento da escola. Primeiros Indígenas alfabetizados. Materiais didáticos pedagógicos – específicos e interculturais. Instituições escolares indígenas e indigenistas. Cultura e práticas escolares. Arquivos e patrimônios escolares. Instituições e práticas educativas. Primeiros docentes indígenas e não indígenas.
GT 12 - Estágio Supervisionado em contextos indígenas
Profa. Dra. Josélia Gomes Neves
Profa. Ma. Carma Maria Martini
Prof. Raul Pat Awre Tupari
RESUMO: O Estágio Supervisionado nas aldeias indígenas de Rondônia e Mato Grosso como espaço, tempo e sentido das aprendizagens significativas, profissionais e interculturais. As ações formativas do egresso (a), supervisor (a) indígena como emergência de um novo ator na Educação Escolar Indígena. A atuação de sabedores e sabedoras no Estágio Supervisionado como visibilização dos saberes próprios dos Povos Originários. O relato reflexivo como prática metodológica de escrita na sistematização do Estágio Supervisionado. Entrelaçamentos entre os conhecimentos teóricos e os saberes da tradição na perspectiva dos (as) estagiários (as) indígenas.
GT 13 - Alfabetização Intercultural Indígena
Profa. Dra. Josélia Gomes Neves
Profa. Ma. Vanúbia Sampaio dos Santos Lopes
Profa. Naraykopega Surui
RESUMO: Estudos de Alfabetização Intercultural Indígena (AII) do passado e do presente. Aprendizagens, usos e sentidos da língua escrita veiculadas através das línguas indígenas e língua portuguesa em áreas indígenas. Concepções e práticas significativas de leitura e escrita na escola e suas relações com o cotidiano indígena por meio de produções memoriais e/ou atividades de cadernos escolares. Habilidades comunicativas nas aldeias/cidades mediadas por recursos tecnológicos. História da AII nas sociedades indígenas da Amazônia. Trabalho pedagógico, interculturalidade, interdisciplinaridade, organização do tempo e espaço, planejamento e avaliação na AII.
GT 14 - Outras temáticas
Profa. Ma. Deloise Ângela Amorim
Profa. Dra. Maria Isabel Alonso Alves
Profa. Luzia Aikanã
RESUMO: Este GT acolherá propostas não previstas nos GTs ou questões transversais aos objetivos do XII SED.